A “Trilha dos Animais”, foi um antigo Projeto do Aquário Natural onde havia um programa especial para os visitantes, para conhecer de perto algumas espécies do cerrado e da região do Pantanal.

O projeto da “Trilha dos Animais” nasceu de uma crescente necessidade de o público brasileiro e estrangeiro conhecer mais a fauna do centro oeste do Brasil. Quem nunca teve vontade de ver um lobo guará de perto, saber como vive, ou como se alimenta? E o que dizer de um cervo-do-pantanal, de uma anta, ou uma sucuri? Todos são animais difíceis de observar na natureza e interessantes pelo aspecto e comportamento.

Todos os animais eram vindos  de projetos de recuperação, ou de zoológicos, nenhum deles foi retirado do estado selvagem. A idéia era que eles tivessem uma vida quanto mais semelhante àquela que teriam em liberdade: os recintos eram grandes áreas de cerrado e mata, deixando-os livre para dosanimais silvestres que aqui viviam.

Os visitantes andavam em trilhas suspensas vendo os animais no próprio habitat.

A estrutura mantida era um  Centro de Pesquisas com o laboratório veterinário, onde os tratadores e a equipe de veterinários cuidava do bom tratamento e dos cuidados de manejo com cada espécie.

Hoje esse projeto ficou em “stand by”, e quem sabe pode voltar a ser reativado futuramente, mas nunca deixaremos de lembrar desse projeto que foi tão marcante para nós e para os nossos visitantes.